top of page

Energia Solar Residencial no Brasil

É sabido que uma grande extensão do território brasileiro está localizada nas proximidades da linha do Equador. Além disso a concentração populacional do país se encontra dispersa e não muito próximo a esta região. No Brasil, a duração solar diária, varia entre 10 horas e 13 minutos a 13 horas e 47 minutos, aproximadamente, entre 21 de junho e 22 de dezembro, respectivamente, o que denota o grande potência energético relativo a este tipo de fonte de energia.

A radiação solar depende diretamente das condições atmosféricas. Somente parte da radiação solar atinge a superfície terrestre, devido à fatores como absorção dos raios na entrada da atmosfera e também à reflexão dos raios solares. Mesmo assim, estima-se que a energia solar incidente sobre a superfície terrestre seja da ordem de 10³ o nível de consumo

energético mundial (CRESESB, 2000).

Devido às grandes vantagens que possui, não só econômicas, como ambientais, a energia solar - uma fonte limpa e inesgotável - se apresenta cada dia mais como a grande solução energética para o planeta.A cidade de São Paulo já tem uma lei como essa em vigor – a Lei 14459. Outras cidades também já aprovaram suas leis solares, como é o caso de Birigui, no interior de São Paulo, onde o uso dos aquecedores solares é obrigatório em habitações de interesse social.

Em suma, a energia solar é uma excelente opção em busca a fontes alternativas de energia, pois é uma fonte energética renovável e limpa (não poluente) A forma mais simples de obtenção é através de células fotovoltaicas, geralmente feitas de silício. A luz solar, ao atingir as células, é então convertida em eletricidade. O efeito fotovoltaico ocorre quando fótons (o quantum da radiação eletromagnética) incidem sobre os átomos, proporcionando a movimentação dos elétrons, gerando a corrente elétrica.

Vantagens:

  • Energia limpa (não poluente)

  • A energia é produzida no centro de carga, evitando perdas energéticas na linha de transmissão e redes de distribuição

  • É uma fonte alternativa de energia

  • É uma fonte de energia elétrica inesgotável, disponível em todo o planeta

  • Possui projeto de instalação modular, permitindo futuras expansões, dentre vários outros fatores

Desvantagens:

  • Valor inicial empregado no investimento (apesar que o mesmo encontra-se em crescente queda, devido às novas tecnologias empregadas)

Energia Solar: Custo do Investimento

De forma geral o equipamento necessário é composto pelo painel solar e reservatório térmico (boiler). Além disso são utilizados alguns componentes como válvula anticongelante, termostato e tubulação especiais de cobre, etc.

O custo total depende do tamanho da residência e da quantidade de pontos utilizados de água quente (torneiras, chuveiros, etc). O quantitativo de painéis e o dimensionamento do boiler são definidos em função do projeto do empreendimento. Uma casa de porte médio pode utilizar um boiler de aproximadamente 300L, investindo-se aproximadamente R$2000,00.

O índice de taxa de retorno (TR) e investimentos com projeto e implementação do sistema de energia solar residencial costuma se pagar em menos de 2 anos.

Autor do Artigo: Daniel Oliveira

Featured Posts
Recent Posts
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic
bottom of page